Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Curitiba PDF Imprimir E-mail
Discurso preferido pela Vereadora Julieta Reis na Sessão Solene de entrega do Título de Cidadão Honorário de Curitiba ao Dr. Rômulo Sandrini Neto, em 25 de junho de 2009 às 20:00 no Palácio do Rio Branco.

SENHOR PRESIDENTE,
SENHORES VEREADORES PRESENTES:.....
SENHORAS E SENHORES,
AMIGOS E FAMILIARES:

 

DE BRAÇO DO NORTE - SANTA CATARINA, ONDE NASCEU ATÉ CURITIBA, FOI UMA LONGA VIAGEM PARA O JOVEM ROMOLO SANDRINI NETO, MÉDICO, NOSSO HOMENAGEADO NESTA NOITE.

PASSANDO POR TUBARÃO/SC PARA FAZER O GINASIAL, DEPOIS PASSANDO POR LAGES/SC, PARA CURSAR O CIENTÍFICO, AOS 16 ANOS, DE CARONA NUM CAMINHÃO DE AMIGOS, CHEGOU EM CURITIBA COM O IRMÃO WILSON, PARA, COMO SEMPRE DESEJOU A MÃE, ADIR WESTPHALEN SANDRINI, ESTUDAR MEDICINA. (02 DIAS DE VIAGEM).

O PAI ANGELO SANDRINI, DESCENDENTE DE UMA GRANDE FAMÍLIA DE ITALIANOS QUE VIERAM DO OUTRO LADO DO MAR, FAZER A AMÉRICA, SEMPRE RÍGIDO, ATENDEU COM CERTEZA OS APELOS DA MÃE ADIR.

ROMOLO VEIO TERMINAR O COLEGIAL NO COLÉGIO BOM JESUS EM CURITIBA.

NOSSO HOMENAGEADO TEM TRÊS IRMÃS (ZELI, ESLI E MIRIAM), TRÊS IRMÃOS (WILSON, VOLNEI E CARLOS) E OITO SOBRINHOS... É O QUARTO DOS IRMÃOS.

TEVE TAMBÉM ALGUMAS GRANDES AMIGAS DO CORAÇÃO:
REGINA, MARIA LUIZA, TEREZA (IN MEMORIAN) E A SOGRA ESTELA BRAGA PEREIRA (IN MEMORIAN) QUE EM CURITIBA, FOI SEU PORTO SEGURO.

NAQUELA ÉPOCA, SUA SOGRA ESTELA, ERA UMA REFERÊNCIA DA FAMÍLIA LACERDA BRAGA. PRIMA QUERIDA DE UMA GRANDE FAMÍLIA QUE TINHA NAS REUNIÕES FAMILIARES COM QUITUTES ESPECIAIS DA LAPA (BOLO DE POLVILHO, BOLO DE FUBÁ) E PRINCIPALMENTE PURÊ DE BATATA, PORQUE DESCOBRIU QUE O ROMOLO GOSTAVA; NO VERDADEIRO ENCONTRO QUE REUNIA AMIGOS, FAMILIARES E FILHOS, O ROMOLO ERA APENAS "O GENRO DA ESTELA".

MORAVA NUM APARTAMENTO DE ESTUDANTES NO EDIFÍCIO SÃO PAULO E PRESIDENTE NA CRUZ MACHADO, QUE SEGUNDO MAS LÍNGUAS NA ÉPOCA, ERA CHAMADO "JOGA A CHAVE MEU BEM". PORQUE UM PEDIA E VÁRIAS CHAVES APARECIAM.

COMO ESTUDANTE, PARTICIPAVA DO "MOVIMENTO UNIVERSITÁRIO CRISTÃO" (ESPÉCIE DE JUC - JUVENTUDE UNIVERSITÁRIA CATÓLICA) QUE REUNIA NAS DEPENDÊNCIAS DA CATEDRAL METROPOLITANA, ESTUDANTES QUE PARTICIPAVAM DE PALESTRAS E FAZIAM PALESTRAS. TODO MUNDO DE ESQUERDA. ROMOLO UMA VEZ FEZ PALESTRA SOBRE "A DIALÉTICA DO MARXISMO".

QUEM FAZIA PARTE DO GRUPO?
A ZECA MALUCELLI, A MARIA LUIZA BRAGA PEREIRA E QUEM MAIS? A TECA - ESTELA BRAGA PEREIRA SANDRINI, SUA ATUAL ESPOSA.

ERA UM GRUPO EXCELENTE, CONVERSAVAM SOBRE O MOVIMENTO EM REUNIÕES SEMANAIS, SAIAM PARA DANÇAR NO "DANC" - DIRETÓRIO ACADÊMICO NILO CAIRO - DA MEDICINA FEDERAL E A TECA ACHAVA ELE MUITO INTELIGENTE E MARCANTE.
ERA AMIGO DA IRMÃ - MARIA LUIZA, MAS FOI COM A TECA QUE OS OLHARES SE CRUZARAM.

HOUVE UM MOMENTO MUITO DIFÍCIL COM A DOENÇA DO PAI, ELE FOI MUITO COMPANHEIRO DA FAMÍLIA E A TECA DE SENSIBILIZOU DEMAIS COM A ATUAÇÃO DE ROMOLO.
ENFIM, SE ENCONTRARAM NUM MOMENTO DIFÍCIL DA VIDA DE CADA UM.

FORMOU-SE EM MEDICINA EM 1965 AOS 23 ANOS. E SEMPRE FOI UM DOS PRIMEIROS DA CLASSE.
NÃO TEVE FORMATURA POR PROBLEMAS POLÍTICOS DA ÉPOCA. FEZ ESPECIALIZAÇÃO VOLUNTÁRIA EM CIRURGIA NA SANTA CASA COM DR. FÉLIX ALMEIDA.

NUM DIA, ENCONTROU POR ACASO DR. IZRAIL CAT, QUE O CONVIDOU PARA FAZER PEDIATRIA NO HOSPITAL DE CLINICAS, ONDE TRABALHOU DESDE CEDO E FAZIA PLANTÕES NO SANDU NOS FINAIS DE SEMANA.

CASOU-SE COM A TECA EM 1967, NO RELIGIOSO E NO CIVIL, SEGUNDO ELA, JÁ ESTAVA CASADO COM A MEDICINA. MÉDICO VERDADEIRO É MÉDICO: TEM PAIXÃO PELA MEDICINA.

QUANDO CASARAM, SABIAM QUE A TECA NÃO DEVERIA TER FILHOS POR PROBLEMAS CONGÊNITOS DE ALTO RISCO.

 


ROMOLO, JUNTO COM DR. LUIZ FERNANDO BRAGA ASSUMIRAM OS RISCOS E A GRAVIDEZ FOI MONITORADA E EIS QUE NASCEU A PRIMEIRA FILHA: GIOVANA, EM 1969, COM TODO SEU BRILHO E COMPANHEIRISMO, HOJE CASADA COM "O QUERIDO GENRO" (COMO ELES DIZEM) DR. MARCO BERBERI, PROCURADOR DO ESTADO QUE LHE DERAM OS QUERIDOS NETOS CONRADO (9 ANOS) QUE NASCEU EM 17 DE ABRIL DO MESMO DIA DO AVÔ, E MANUELA (6 ANOS) QUE SÃO A ALEGRIA DE TODOS.

SER AVÔ É ATINGIR PLENITUDE!

EM 1970 FOI PARA ARGENTINA (BUENOS AIRES) COM A FAMÍLIA (AINDA SÓ OS TRÊS) PARA ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOPEDIATRIA NO HOSPITAL "LOS NIÑOS" COM ESPECIALISTAS DO HOSPITAL QUE JÁ HAVIA RECEBIDO DOIS PRÊMIOS "NOBEL" DE MEDICINA. FOI DIFÍCIL, MAS MUITO FELIZ ESTE PERÍODO, ONDE A TECA TAMBÉM FEZ CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO (TODOS SABEM ELA É RENOMADA ARTISTA PLÁSTICA) EM ARTES PLÁSTICAS COM RESINA DE POLIÉSTER, TÉCNICA AINDA POUCO DESENVOLVIDA EM CURITIBA, QUE DEPOIS FOI DIFUNDIR NO CENTRO DE CRIATIVIDADE DO PARQUE SÃO LOURENÇO.

ROMOLO FEZ PÓS-GRADUAÇÃO, MESTRADO E DOUTORADO EM PEDIATRIA E ENDOCRINOLOGIA NA UFPR.

EM JULHO DE 1972, VOLTOU PARA CURITIBA, FEZ CONCURSO PARA PROFESSOR AUXILIAR EM PEDIATRIA NA UFPR.
DIZEM QUE FOI NESSA ÉPOCA QUE COMEÇARAM A APARECER SEUS PRIMEIROS FIOS DE CABELO BRANCO, RECEBEU A COLABORAÇÃO INESQUECÍVEL DO DR. HÉLIO GERMINIANI PARA ESTUDAR. O PONTO SORTEADO FOI CARDIOLOGIA INFANTIL. OBTEVE O PRIMEIRO LUGAR E A VAGA DE VINTE HORAS REMUNERADAS.

GANHOU UMA MESA NO 14º ANDAR DO HOSPITAL DE CLINICAS.
COMO ERA PEQUENA, SEUS DOCUMENTOS FICAVAM NA PASTA, QUE CARREGAVA SEMPRE, E BRINCAVAM COM ELE QUE SUA ESPECIALIZAÇÃO ESTAVA TODA NA MALETA. (SÃO VÁRIAS MALETAS ENTÃO...).

EM JANEIRO DE 1973 CRIOU A ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL DE CLÍNICAS DA UFPR, PARA TRATAMENTO DE CRIANÇAS PORTADORAS DE PATOLOGIAS ENDÓCRINAS, SENDO O PRIMEIRO SETOR DO BRASIL, REVOLUCIONANDO O TRATAMENTO DE DOENÇAS COMO DIABETE TIPO I.

CURIOSIDADE E TEIMOSIA FORAM SEMPRE SUAS QUALIDADES.

 

EM ABRIL DE 1973 NASCE SEU FILHO JULIANO. ARQUITETO, FOTÓGRAFO, CHEGOU FIRME E SAUDÁVEL. VEIO COMO DESOBEDIÊNCIA MÉDICA, POIS O MÉDICO ARGENTINO EXPLICOU QUE NÃO APOIAVA OUTRA GESTAÇÃO. VEIO PARA ALEGRAR A FAMÍLIA (ERAM QUASE SÓ MULHERES). JULIANO É BEM HUMORADO, BRINCALHÃO, ALEGRE, ARTISTA.
É CASADO COM ELLEN PIRAGINI SANDRINI, DA MESMA LINHA DA ARTE E DO DESIGN.

EM 1988 FOI PARA OS ESTADOS UNIDOS COMO PROFESSOR CONVIDADO NO HOSPITAL JOHN HOPKENS EM BALTIMORE.

O SETOR DO HC É ACRESCIDO PELO DR. LUIZ DE LACERDA FILHO, PELA ASSISTENTE SOCIAL FRANCISCA DE LARA, ENFERMEIRA ZORAIDE, UMA NUTRICIONISTA - REGINA VILELA, UM PSIQUIATRA DR. PETRONILO, DUAS PSICÓLOGAS, VOLUNTÁRIAS BETI E REGINA, E JANDIRA KONDERA. INICIOU-SE O TRATAMENTO TERAPÊUTICO, EDUCATIVO E PROMOCIONAL (HOJE TODO AMBULATÓRIO TEM ESSE PROFISSIONAL) E O AMBULATÓRIO HOJE TEM ATENDIMENTO MULTIDISCIPLINAR.

HOJE CONTINUAM A FRANCISCA, ROSE E ARIANE, A MARIANGELA E TEREZINHA, A IVONE, CAROLINE, JANDIRA KONDERA, DR. PETRONILLO, A VERA, A NEUSA, MARLI, MARÍLIA, DRA. MARGARETE, DRA. ROSANE, DRA. SUZANA, DRA ADRIANE, ESTAGIÁRIAS ANDRÉIA, ANA, CAROLINE, RESIDENTES, DR. CRISTOFER, DRA. ANA CLAUDIA, DRA. ELLEN, DRA. JULIANE E DRA. JÚLIA.

EM 1992 O SETOR JÁ ESTAVA SE ESTRUTURANDO BEM E COM GENOIR SIMONI, DA DIRETORA DE ADMINISTRAÇÃO DO HC TAMARA MAIA, IMPORTANTE DIRETORA QUE CONSEGUIU AS PRIMEIRAS INSTALAÇÕES EM PARCERIA COM A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HC E A ASSOCIAÇÃO DE APOIO À CRIANÇA COM NEOPLASIA, EMPRESTARAM ESPAÇO E O PRIMEIRO COMPUTADOR.

COM O AUXÍLIO DE VÁRIAS PESSOAS, DA COMISSÃO DE ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA, PRESIDIDA PELA HELOIZA ULANDOWSKI E SECRETARIA ESTADUAL DE SAÚDE, CONSEGUIRAM ESPAÇO FÍSICO E A CASA É INAUGURADA EM 12/12/1996.
ATUALMENTE O SERVIÇO É REFERÊNCIA PARA A FORMAÇÃO E PÓS GRADUAÇÃO DE PROFISSIONAIS DE SAÚDE EM DIVERSAS ÁREAS EM TODO BRASIL.

ATENDE ALUNOS DE MEDICINA, PSICOLOGIA, ENFERMAGEM, SERVIÇO SOCIAL, NUTRIÇÃO, JORNALISMO E EDUCAÇÃO FÍSICA.
COMO DIZ ROMOLO: MEDICINA É UMA ARTE.
A UNIDADE DE ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA DO HC ESTÁ FORMADA! NASCEU DE UMA OBSTINAÇÃO E HOJE É REALIDADE. FUNCIONANDO NA RUA PADRE CAMARGO Nº 250

É PROFESSOR TITULAR DA UFPR;
FOI PROFESSOR VISITANTE EM BALTIMORE;
COORDENADOR DO CURSO DE PÓS-GRADUAÇÃO;
FUNDADOR E RESPONSÁVEL PELO SERVIÇO DE ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA DO HOSPITAL DE CLINICAS;
VICE-REITOR DA UFPR (1998/2002);
COORDENADOR DO CURSO DE ESPECIALIZAÇÃO EM ENDOCRINOLOGIA PEDIÁTRICA;
PRESIDENTE DO DEPARTAMENTO CIENTÍFICO DE ENDOCRINOLOGIA.
OS CURSOS SÃO VÁRIOS, AS FUNÇÕES SÃO VÁRIAS, AS CONFERÊNCIAS SÃO VÁRIAS, OS TRABALHOS PUBLICADOS SÃO VÁRIOS E AS HOMENAGENS TAMBÉM.

MAS HOJE, ROMOLO, A CIDADE QUE TE ACOLHEU E QUE VOCÊ ALÉM DE FORMAR SUA FAMÍLIA, VEM CONTRIBUINDO COMO MÉDICO PARA MELHORAR AS CONDIÇÕES DE VIDA DAS PESSOAS, CUIDANDO DE SUAS CRIANÇAS, RECONHECE-O COMO UM CURITIBANO DE CORAÇÃO E DE DIREITO.

FRANCISCA DE LARA, COM CERTEZA AQUI PRESENTE, FALA DA UEP DOS NOSSOS SONHOS:

"ERA UMA VEZ UM SONHADOR,
QUE SONHAVA EM CUIDAR DE CRIANÇAS:
MENINOS E MENINAS,
ALGUNS DOENTES, OUTROS POBRES, UNS QUE CRESCEM DEMAIS, OUTROS QUE PARAM DE CRESCER,
INTELIGENTES, ESTUDIOSAS,
QUE PODEM APRENDER OU PODEM ENSINAR,
REVER NOSSOS CONCEITOS SOBRE A MEDICINA ANTIGA,
SOBRE A TECNOLOGIA MODERNA,
OS DESAFIOS DE TRABALHAR EM EQUIPE,
A CIÊNCIA DE TRATAR CRIANÇAS,
O SONHADOR BUSCA OUTRO SONHADORES, OLHANDO NA MESMA DIREÇÃO,
RECONHECENDO DIFEDERENÇAS, NA BUSCA DO CRESCIMENTO SAUDÁVEL, INTERFERINDO NA HISTÓRIA, PENSANDO E PARTICIPANDO DE SUA TRANSFORMAÇÃO, PARTILHANDO OBJETIVOS, RESPEITANDO VALORES INDIVIDUAIS, RESGATANDO A ALEGRIA, O BOM HUMOR, PROCURANDO O SAUDÁVEL NA DOENÇA, BUSCANDO CIDADANIA, ONDE NÃO SE PRECISA ESTAR MARGINALIZADO PARA RECEBER SEU DIREITO.

NÃO PRECISA BUSCAR A LEI PARA SER ATENDIDO,
SAÚDE NÃO COMO PRODUTO DO MERCADO,
ONDE A TECNOLOGIA DEVE SER DE TODOS,
COM ATUAÇÃO COMPETENTE, COM COMPROMISSO TÉCNICO E FRATERNO,
A CIÊNCIA E AS PESSOAS,
PROFISSIONAIS DA SAÚDE, DA FAMÍLIA E DA COMUNIDADE".
SÃO SEUS AMIGOS, DR. ROMOLO.

TAMBÉM A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HOSPITAL DE CLINICAS - AAHC, ATRAVÉS DE SUA PRESIDENTE, MARIA ELISA PACIORNIK, NOS REMETEU UMA CARTA QUE, DE TÃO EXPRESSIVA, MERECE SER REGISTRADA:

"A ASSOCIAÇÃO DOS AMIGOS DO HOSPITAL DE CLINICAS ENDOSSA E SE FAZ PARTÍCIPE DESTA JUSTA HOMENAGEM, POIS LÍDERES SÃO AQUELES CAPAZES NÃO APENAS DE TORNAR REALIDADE SEUS PRÓPRIOS SONHOS, MAS TAMBÉM FAZÊ-LOS SONHADOS POR OUTROS.

TAIS PESSOAS APAIXONAM-SE POR UMA CAUSA E FAZEM DESTA UMA PAIXÃO COLETIVA. E ESTA É UMA DAS GRANDES VIRTUDES DESTE MÉDICO DA ENDOCRINOLOGIA INFANTIL QUE FAZ PARTE DO DEPARTAMENTO DE PEDIATRIA DO HOSPITAL DE CLINICAS DA UFPR, DR. ROMOLO SANDRINI NETO.

SONHO ANTIGO ERA A SEPARAÇÃO DO HOSPITAL NUM ESPAÇO PRÓPRIO PARA ATENDER O FLUXO DIÁRIO DE 120 CONSULTAS, O QUE ACONTECEU EM 1996, COM EQUIPE MULTIDISCIPLINAR .

SÃO ELES, PACIENTES OU FAMILIARES, OS QUE MELHOR PODEM MENSURAR A IMPORTÂNCIA DESTE MÉDICO OBSTINADO, PESQUISADOR INCANSÁVEL, AQUELES QUE GRAÇAS AO SEU DIAGNÓSTICO, TIVERAM A CHANCE DE TER UMA VIDA MELHOR, LIBERANDO O SOFRIMENTO CAUSADO PELO DESCONHECIDO, PELO "CASO OU SÍNDROME RAROS".

GRATIDÁO E RECONHECIMENTO SÃO HOMENAGENS QUE, COM CERTEZA JÁ LHE FORAM PRESTADAS E HOJE, REUNEM-SE AQUI DIANTE DESTA CASA, PARA HONRAR ESTE LÍDER SONHADOR E MÉDICO REALIZADOR."
ASSINADO: MARIA ELISA PACIORNIK

COM MUITA SATISFAÇÃO E ORGULHO, APRESENTEI SEU NOME PARA RECEBER O TÍTULO DE CIDADÃO HONORÁRIO DE CURITIBA, APROVADO POR TODOS OS VEREADORES E SANCIONADO PELO PREFEITO BETO RICHA, ATRAVÉS DA LEI Nº 13.212/2009.


PARA FINALIZAR, CITAMOS FRASES DE HIPÓCRATES, DA ILHA DE CÓS, O PAI DA MEDICINA:

"A VIDA É BREVE, A ARTE LONGA,
A OCASIÃO FUGAZ,
VACILANTE A EXPERIÊNCIA.
E O JUÍZO, DIFÍCIL.
HÁ UMA CIRCULAÇÃO COMUM,
UMA RESPIRAÇÃO COMUM.
TUDO ESTÁ RELACIONADO.
NÃO DAREI VENENO A NINGUÉM,
NEM LHE SUGERIREI TAL POSSIBILIDADE.
NEM A SOCIEDADE, NEM O HOMEM,
NEM NENHUMA OUTRA COISA DEVE ULTRAPASSAR
OS LIMITES ESTABELECIDOS PELA NATUREZA.
QUE A COMIDA SEJA TEU ALIMENTO,
E O ALIMENTO TUA MEDICINA.
TUDO ACONTECE CONFORME A NATUREZA.
SE TIVER AMOR PELOS HOMENS, TERÁS TAMBÉM AMOR PELA CIÊNCIA."

A COMPETÊNCIA TÉCNICA, A ÉTICA PROFISSIONAL E O COMPROMISSO COM A CIDADE E COM O PAÍS NOS PERMITEM DIZER:

PARABÉNS ROMOLO, SINTA-SE VERDADEIRAMENTE UM CIDADÃO CURITIBANO!

MUITO OBRIGADA.